Energia solar e eólica? O Que vale mais a Pena?

A energia solar e eólica são as principais fontes de energia renovável e limpa mais conhecidas e difundidas no mercado. A solar utiliza a luz do sol recolhida por meio de placas, ela é infinita limpa e renovável, enquanto que a eólica usa o impacto dos ventos para gerar eletricidade a partir de usinas compostas por cataventos ou hélices gigantes.

Ambas possuem um grande potencial de instalação e expansão no Brasil, pois o nosso país é rico de incidência solar e de ventos em quase todo o seu território.

Mas, para o investidor e consumidor comum fica a dúvida na hora de escolher entre as duas. Neste artigo falaremos sobre as vantagens e possibilidades de cada tipo de energia.

A energia solar e eólica

Enquanto que uma usa a luz do sol, a outra aproveita a força do vento para gerar energia, ambas são renováveis e limpas. Dispensa o uso de aditivos químicos, não geram resíduos e nem emitem gases de efeito estufa.

Energia solar e eólica O Que vale mais a PenaEm grande porte, as duas fontes de energia podem ser geradas a partir de usinas solares e eólicas. No caso da usina solar temos a instalação de linhas em série de placas fotovoltaicas de alta potência.

A energia eólica também utiliza usinas de hélices gigantes (cataventos) que aproveita o movimento causado pelo vento para transformá-lo em energia.

As usinas formadas por hélices gigantes podem ocupar grandes extensões de terras criando vastas linhas de postos receptores.

Estruturas instaladas

Um bom exemplo de usinas eólicas no Brasil é o Parque Eólico de Osório, situado no estado do Rio Grande do Sul, ele possui uma capacidade de geração de energia para mais de 240 mil habitantes da região.

Quando falamos em painéis solares, podemos citar a usina fotovoltaica de Nova Olinda, na cidade piauiense de Ribeira do Piauí, a sua estrutura pode gerar eletricidades para 300 mil habitantes, com potência de 292 MW.

Comparando as duas estruturas de ambas as usinas, a da energia eólica (vento) utiliza um terreno 53% superior à energia solar fotovoltaica considerando a capacidade de megawatt de cada uma, fora o fato que sua instalação custa uma verdadeira fortuna.

Vantagens da energia proveniente do sol

Quando falamos desse tipo de energia, estamos falando de uma fonte integralmente renovável. Mesmo que a estrutura ou o sistema fotovoltaico local não possa receber a luz do sol no horário da noite ou em dias chuvosos, a bateria consegue armazenar energia e reativar as placas assim que o sol nascer e voltar a aparecer.

Comparando com as outras fontes limpas e renováveis de energia, a energia proveniente do sol é mais estável, mais leve para instalar e com maior índice de previsibilidade.

Além disso, quando falamos em energia solar e eólica, a proveniente do sol é silenciosa.

Vantagens da energia proveniente do vento

A energia gerada a partir do impacto do vento nas hélices é inesgotável, limpa e renovável. Ela também não gera resíduos, gases de efeitos estufa e nem utiliza aditivos químicos em seu processo de geração.

Dessa forma ela ajuda a reduzir a acumulação de gases de efeito estufa (GEE) que intensificam o ciclo do efeito estufa no planeta, com menos gases a atmosfera fica menos quente e mais sadia para todos.

As desvantagens da energia proveniente do vento

Mesmo que uma hélice possa funcionar 24 horas por dia mesmo com ausência da luz do dia, comparando a energia solar com a energia eólica, a que gera energia proveniente do vento sofre com a chamada intermitência.

A intermitência tem a ver com a possibilidade de o vento desviar de sua rota ou de simplesmente parar de incidir na região (o vento para de soprar no local).

Quando intermitência ocorre, a rede elétrica comum é ativada para iluminar e alimentar casas e comércios locais.

Cada poste com a hélice de uma usina que gera energia a partir dos ventos também produz muito ruído, não sendo um processo silencioso de geração como ocorre com as placas fotovoltaicas. Tecnicamente, as hélices também são chamados como aerogeradores.

Embora sejam boas produtoras de energia limpa e barata, a palavra barata fica apenas no papel, pois a sua instalação custa muito alto, sem contar as incontáveis licenças ambientais necessárias para viabilizar o projeto.

Conclusão

Analisando as vantagens e desvantagens, a decisão de instalar um dos dois processos depende da necessidade de cada cliente, no terreno onde será instalado os equipamentos e o projeto como um todo. Ambas as energias são limpas, renováveis e não geram impactos ambientais, sendo sustentáveis.

Energia solar e eólicaEm regiões com baixa incidência de luz solar, mas com alta incidência de vento é mais indicado investir em aerogeradores, por outro lado, quando a incidência de luz solar é mais forte, o indicado é investir em painéis solares que são mais leves e mais acessíveis financeiramente e arquitetonicamente.

 

Solicite sua proposta!

É rápido, totalmente personalizada, grátis e sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *