Como Funciona a Energia Solar Residencial na Prática?

Como funciona a energia solar residencial? Nas casas, a energia solar pode representar uma economia de 90% e rende bem mais do que a caderneta de poupança, em torno de 8% aproximadamente. Caso tenha interesse em instalar um painel fotovoltaico, leia nosso artigo e aprenda mais sobre este modelo de fonte renovável.

Como funciona a energia solar residencial e que cuidados temos que tomar?

Para saber como funciona a energia solar residencial, é necessário compreender que em casas comuns podemos encontrar o sistema fotovoltaico que é conectado à rede elétrica. Com a colaboração do painel solar é que a energia fotovoltaica é gerada.

Como Funciona a Energia Solar ResidencialA luz do Sol faz com que o painel tenha reação, o que contribui para a geração de energia, quando o técnico e o engenheiro fazem a instalação do painel no teto da residência do cliente, os profissionais conectam os painéis e todos eles são conectados ainda ao Inversor Solar.

Com relação ao Inversor Solar, sua principal função é de transformar corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada(CA), é justamente esta corrente que após ser transformada em energia, pode ser utilizada nas casas para ligar aparelhos eletroeletrônicos, como televisão, chuveiro e microondas.

Quando a energia elétrica sai do Inversor, a mesma caminha em direção do “quadro de luz”, onde é distribuída para todos os cômodos da casa, com o painel fotovoltaico instalado, o cliente não precisa se preocupar com custos no final do mês, para não sofrer transtornos procure consultar na distribuidora quais são suas regras.

Pois, cada distribuidora possui uma exigência própria para poder autorizar o cliente a conectar seu próprio sistema de energia solar. Com isso, podemos adquirir prática em pesquisar sobre como funciona a energia solar residencial.

O que acontece quando há excesso de energia?

Depois que a equipe responsável concluiu a instalação, e mostrou ao cliente como funciona a energia solar residencial, o relógio de luz passa a ser o bidirecional, que pode medir a entrada e saída da energia. Mesmo quando o Sol não aparece, é possível medir a energia.

Logo, se houver excesso de produção a energia deverá ser injetada na rede da distribuidora, esta energia então é transformada em créditos e deve ser medida em Kwh, o cliente pode receber até um  crédito de kwh que possui um prazo de 60 dias.

Na conta de luz do próximo mês, podemos identificar se consumimos muito ou então se conseguimos gerar créditos para a distribuidora responsável de nossa região. Com este sistema, quanto mais créditos gerados maior economia o consumidor poderá obter.

Os créditos que os consumidores produzem são regulamentados pela ANEEL, e para cada ambiente empresa, residência ou indústria existe uma regra apropriada e todos devem cumprir para ter o direito de usufruir os créditos.

O que é energia térmica?

Também é um tipo de energia solar, e que pode ser utilizada para o aquecimento de chuveiro, por exemplo, esta energia pode nos ensinar sobre como funciona a energia solar residencial, da mesma forma que a anterior.  A energia termo solar deve fazer o aquecimento de um líquido que está presente nas tubulações, que fica no interior das placas solares.

Dentro das tubulações, o líquido deve ser transportado ao local onde a água deverá ser aquecida, as usinas térmicas aproveitam a energia solar de muitas maneiras, pode por exemplo, fazer a produção de bagaço de cana e de cascas de cereais.

Para os dias de pouco Sol, as usinas possuem reservado um aquecedor à gás que ajuda no aquecimento, e assim, não acaba prejudicando a produção dentro da usina.

Cuidados com painel fotovoltaico

Apenas uma empresa especialista em energia fotovoltaica, como a ECOSYNEX por exemplo, consegue fazer a instalação de um painel para a geração de energia. Os técnicos e engenheiros devem fazem um projeto bem detalhado pois não pode ter falhas.

Pesquise sobre a credibilidade das empresas que desejar contratar, respeite os prazos de manutenção para que seu painel tenha uma durabilidade excelente. A sujeira e poeira também pode afetar significativamente o desempenho de seu painel, por isso, em cidades como São Paulo, é indicado um prazo de manutenção de pelo menos 6 em 6 meses.

Galhos de árvores também são um problema bem recorrente, fique atento na hora que o engenheiro estiver estudando onde colocar o painel, evite locais que tenham galhos de árvores, pode prejudicar a captação de irradiação solar.

Como Funciona a Energia Solar Residencial na PráticaTendo todo os cuidados necessários, certamente seu painel vai te trazer muitos benefícios além da economia de energia, nunca mexa em energia elétrica procure o auxílio de uma equipe treinada e especializada evite acidentes.

Preencha nosso formulário…

Nossos consultores estão te aguardando para falar mais sobre como funciona a energia solar residencial, trabalhamos com projetos personalizado, e atendemos empresas e indústrias. Fale agora mesmo com algum de nossos especialistas e faça o orçamento de seu painel fotovoltaico.

Somos uma das melhores empresas de painel fotovoltaico de toda a América Latina, e temos custo/benefício favorável para pessoas físicas e jurídicas.

 

Solicite sua proposta!

É rápido, totalmente personalizada, grátis e sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *