Aerotermia vs Energia Solar – Qual Vale a Pena Escolher?
Diferentemente da energia solar, a aerotermia necessita de bomba de calor para poder funcionar. A aerotermia vs energia solar ambas são energias renováveis, porém, vamos mostrar de maneira didática e objetiva quais são as particularidades de cada uma das energias, e qual é a melhor para uma residência.
Entenda as diferenças entre aerotermia vs energia solar
A aerotermia e energia solar podem ser as soluções renováveis que a humanidade está procurando, logo, é importante lembrar que a aerotermia faz uso de gás, carvão e energia nuclear que não são energias limpas, e causam danos mais graves ao meio ambiente.
Já a energia solar apenas utiliza radiação eletromagnética e fótons do Sol, para poder produzir energia por meio da placa fotovoltaica, com relação à aerotermia, não há uma garantia 100% segura de não poluir o meio ambiente, devido aos componentes que utiliza para a geração de energia.
A aerotermia necessita de temperatura ambiente para conseguir aquecer ou deixar esfriar a água, com o auxílio da bomba. As bombas de calor são perfeitamente eficientes, o funcionamento dessa bomba é similar ao ar-condicionado.
O processo físico utilizado para gerar energia dentro da aerotermia é a termodinâmica, que faz uso de um mecanismo conhecido como gás refrigerante. Este mecanismo consegue extrair proveito de uma temperatura mais alta ou mais fria.
A energia solar utiliza diversos sensores, que também conhecemos como célula fotovoltaica, heliostatos, e painéis solares térmicos, todos esses são capazes de se transformar em energia elétrica e térmica, a aerotermia vs energia solar tem como base a instalação de painéis solares, térmicos e fotovoltaicos.
Saiba como funcionam os painéis térmicos e fotovoltaicos
Os painéis ajudam a determinar como vai funcionar a aerotermia vs energia solar, por isso, vamos mostrar a seguir, como funciona cada tipo de painel.
Painéis térmicos
Estes utilizam fluido para fazer a coleta de calor do Sol e assim, consegue armazenar para uso futuro, pode gerar eletricidade por meio de água quente e fria, a eletricidade é gerada através de uma turbina juntamente com um gerador.
Painéis fotovoltaicos
Estes são compostos por um conjunto de células fotovoltaicas, e estas por sua vez, devem funcionar sob efeito fotoelétrico, onde acontece o impacto sobre a luz solar. É necessário conhecer como funcionam cada painel, para que o projeto de instalação possa atender às necessidades de empresas e de residências.
Qual é a melhor para uma residência?
No começo do artigo, mencionamos que a aerotermia faz uso de carvão, gás, usinas nucleares, para conseguir gerar a eletricidade, no entanto, a matéria-prima necessária para a geração de energia, neste caso pode agredir e muito o meio ambiente.
Todas as energias como por exemplo, aerotermia, energia solar térmica, ou então fotovoltaica podem alimentar um piso radiante ou radiadores, mesmo que haja alguma diferença com relação ao desempenho dessas energias.
Mesmo assim, a energia solar continua sendo ainda melhor, pois esta consegue gerar energia até para a bomba de calor. A um prazo de 25 anos, a economia pode chegar a uma porcentagem de 95%. Logo, a aerotermia vs energia solar deve ser mais vantajosa para uma residência, devido à sua economia a longo prazo.
Como é a instalação das energias aerotermia e da energia solar?
Mesmo sendo consideradas mais simples, por se tratar de eletricidade temos que tomar alguns cuidados para não correr riscos, se deseja realizar uma comparação entre um painel solar ou uma bomba de calor, a segunda será mais fácil para fazer sua instalação.
As bombas de calor podem ser integradas em uma única unidade, assim, conseguimos conectar as conexões de água, a elétrica e os cabos para poder ligar com a unidade de controle. Para ligar os painéis solares é necessário subir até o telhado, neste caso, recomenda-se que seja um terraço onde é possível caminhar com certa facilidade para que não haja perigo ao instalador.
Lembramos que, os painéis solares não funcionam somente com água, mas necessitam de glicol e não tem como desconectar o Sol quando se está executando o serviço. Sendo assim, as placas acabam esquentando quando o técnico realiza a instalação, o que pode atrapalhar um pouco a operação.
Como contratar profissionais especializados?
A equipe da ECOSYNEX é especialista em painéis fotovoltaicos e nossos profissionais são engenheiros e técnicos perfeitamente capacitados para atender empresas, residências e prédios. Se deseja saber como vai ficar o financiamento do painel solar, acesse nosso simulador.
Somos uma empresa que realiza projetos dentro dos padrões nacionais e internacionais, seguimos as normas de segurança para o bem de nossos colaboradores e de nossos clientes.
Assim…
Se pretende realizar a instalação de energia solar, converse hoje mesmo com nossa equipe de especialistas, saiba como funcionam todas as etapas do processo. Fornecemos todas as orientações necessárias para que os clientes possam ter economia de energia.