Vale a pena Investir em energia solar residencial?
A energia solar residencial já é uma realidade e tem ajudado muitas pessoas a reduzirem a conta de luz, a gerar a própria energia, além de ser uma energia limpa e renovável.
No dia a dia, o uso do sistema de energia fotovoltaica ajuda a reduzir os custos da conta de luz e, em médio e longo prazo, ajuda a pagar o investimento da instalação do próprio sistema.
Apesar do Brasil ter poucos incentivos para a aquisição e distribuição desse tipo de energia, a procura tem crescido bastante em todo país devido aos benefícios e à possibilidade do cliente gerar a sua própria energia.
Energia solar residencial
Estamos falando de um tipo de energia limpa oriunda da luz do sol cujo sistema de captação e transformação pode ser instalado em casas, sobrados e edifícios.
Com a adição de incentivos será, no futuro, possível a redução de impostos sobre essa tecnologia e com a possibilidade de importar mais tecnologias de ponta gerando conhecimento para o mercado interno. Em certos casos, alguns clientes podem desistir em função do alto investimento inicial envolvido com a tecnologia, o custo do transporte, e embates burocráticos.
Porém, a burocracia e os custos relacionados com a aquisição e instalação de energia fotovoltaica tem caído bastante nos últimos tempos.
Com a instalação desse sistema de geração em casas, apartamentos, sobrados e condomínios o cliente obterá grandes ganhos, lembrando que esses equipamentos duram em média de 15 a 30 anos com manutenção simples e barata.
O que é energia solar e onde surgiu?
Esse tipo de energia foi descoberta a partir do efeito fotovoltaico pesquisado em 1839 pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel. Na época, ele estudava o paramagnetismo do oxigénio líquido. Desde então, ele conduziria experiências electroquímicas e sem querer analisou que a exposição à luz de eléctrodos de platina ou de prata gerava o efeito fotovoltaico.
Ao mesmo tempo, com o avanço das pesquisas, notou-se a existência da serendipidade, o que permitiria a construção da primeira célula fotovoltaica.
Mas, com o passar dos anos, a fabricação das primeiras células fotovoltaicas apresentavam problemas técnicos. Esses problemas seriam superados com a inserção de silício, arsênio e boro, o que geraria placas com maior eficiência.
A primeira celular solar seria formalmente apresentada na reunião anual da National Academy of Sciences nos anos 1950. E seria apresentada durante conferência de imprensa no dia 25 de Abril de 1954. No ano de 1955, a nova célula solar seria utilizada para manter a eletricidade da rede telefónica em Americus, na Geórgia.
O que são painéis solares?
Quando falamos em energia solar residencial, devemos lembrar que os painéis solares referem-se a tipos de dispositivos usados no processo de conversão da energia da luz do Sol em energia elétrica.
Esse equipamento também é conhecido como painel solar fotovoltaico formado por células fotovoltaicas que apresenta a sensibilidade para absorver a luz solar e transformá-la em energia elétrica.
Numa visão popular são dispositivos capazes de transformar a luz do sol em energia elétrica. Ele é formado por células fotovoltaicas duas camadas opostas. Essa tecnologia ainda é de alto custo necessitada de incentivos do governo.
Vantagens da Energia solar Residencial
Agora que você já sabe o que é um painel solar e suas tecnologias envolvidas, sabemos que esses painéis são ótima alternativa para a residência que sonha em gerar energia limpa, renovável e sustentável.
Os países desenvolvidos são os que mais incentivam a pesquisa, o consumo e a produção de energia solar por ela ser barata, limpa e inesgotável.
Esse tipo de energia simboliza o futuro gerando grandes benefícios para as populações. Além das placas e painéis, os sistemas possuem baterias que armazenam a energia acumulada que pode ser usada em qualquer horário, mesmo quando não há luminosidade.
A principal vantagem é a redução da conta de luz convencional. Outra vantagem é a duração dos equipamentos que podem permanecer em pleno funcionamento por vinte ou vinte e cinco anos.
Outras vantagens da energia solar
Quando falamos em energia solar residencial, ela gera os mesmos benefícios quando instalada em terrenos e lajes de prédios comerciais. Veja a seguir mais vantagens:
- Esse tipo de energia não polui a atmosfera e nem o meio ambiente durante seu processo de produção.
- A manutenção é mínima e barata;
- O custo da energia solar cai ano a ano;
- Ajuda casas e residências em locais centrais ou remotos.
Como solicitar um orçamento?
Portanto, a energia solar é oriunda da luz do sol , essa luz é convertida em energia através do sistema fotovoltaico. Permite a geração de energia e de aquecimento, o sol possui potencial ilimitado e inesgotável. Antes do ser humano existir no planeta Terra, o sol já existia.
Para o cliente ter uma boa noção, em um segundo o sol em seu núcleo produz mais energia do que toda a humanidade em 3 mil anos. Essa fonte é limpa, renovável e sustentável permitindo gerar energia sem causar grandes impactos para o meio ambiente.
Para que mora em apartamentos, terraços, sobrados e casas pode solicitar orçamento e verificar os cálculos de retorno a médio e longo prazo do investimento inicial.
Atualmente, muitas pessoas querem ter acesso a energia limpa e sustentável que faça bem para o bolso, para toda a família e para o meio ambiente. Entre tantas ofertas e esforços, é fundamental escolher a energia proveniente da luz do sol, aproveitar seus benefícios e estabelecer os melhores objetivos para a casa e para o meio ambiente.
Para solicitar o orçamento é muito fácil. Entre em contato agora conosco e tenha acesso a uma equipe de profissionais treinados para atendê-lo e dimensionar todas as etapas de aquisição e instalação.
Temos vasta experiência no mercado atendendo empresas, residências, marcas famosas e o mercado em geral. O jeito mais fácil e rápido e fazer contato agora para pedir um orçamento gratuito e direcionado para você: