Energia solar para condomínios pode ser uma boa Opção?
A energia solar para condomínios é uma forte tendência em diferentes tipos de projetos de edifícios e de blocos de edifícios com apartamentos ou casas. Esse tipo de geração de energia, inicialmente, é instituído e instalado a partir de um projeto que contém um sistema central localizado num espaço comum e aberto dentro do próprio condomínio.
Mesmo instalado em um espaço externo e comum, o sistema de geração de energia fotovoltaica (solar) permite distribuir a mesma energia para diferentes unidades de casas e apartamentos.
Sabemos que morar em casa ou apartamento em condomínio pode apresentar vantagens e desvantagens envolvidas com o compartilhamento da piscina, da área de estacionamento e até mesmo da necessária avaliação da segurança nas áreas comuns de circulação, porém a produção e o compartilhamento de energia é uma grande vantagem.
Energia solar para condomínios
No projeto de instalação e utilização de sistemas de geração de energia fotovoltaica, lembramos que esse tipo de sistema pode ser instalado individualmente em casas e apartamentos pelo próprio proprietário de cada imóvel individualmente.
Porém, o conselho administrativo condominial pode optar por instalar um sistema coletivo de geração de energia proveniente do sol para ser compartilhada pelas diferentes unidades ou para, pelo menos, alimentar a iluminação das áreas externos das edificações e das vias de acesso
Benefícios da energia limpa
A energia proveniente do sol é limpa e dispensa o uso de aditivos químicos e não gera resíduos em seu processo de produção e uso.
Em sua utilização, a tecnologia mais popular e acessível é a fotovoltaica, pois o processo heliotérmico é mais comum nas áreas industriais.
O uso do modelo fotovoltaica reduz custos no processo de manutenção e pode ser instalado em diferentes áreas ao redor de casas, nos telhados das casas ou nas coberturas dos prédios.
Dentre os principais benefícios, podemos destacar também a possibilidade de reduzir o valor da conta de luz comum e o melhor aproveitamento da luz solar que incide na região.
Funcionamento tecnológico
Seja para casas, apartamentos ou áreas completas residenciais, a energia solar para condomínios é cada vez mais possível com a evolução tecnológica dos equipamentos e com a redução dos custos de investimento inicial a ser aplicado na aquisição dos kits de equipamentos de energia solar.
Esse sistema de geração de energia tem sido cada vez mais acessível em termos de investimento financeiro, instalação e manutenção.
Quando falamos em sistema de energia fotovoltaica (solar) estamos nos referindo a um tipo de sistema que converte a luz do sol em energia elétrica. Essa conversão é feita através dos módulos fotovoltaicos sendo a luz solar recebida pelos painéis ou placas solares diretamente.
Dessa forma, esse sistema é formado por diferentes equipamentos leves que fazem parte de um kit solar.
O kit solar
O kit solar pode ser instalado com facilidade em casas de forma individual, em edifícios e condomínios. Esse kit é formado pelo painel solar, inversor, estrutura para manter os painéis em pé, e uma caixa de segurança.
No mercado em geral, a caixa de segurança é conhecida como “string-box” que possui uma chave de liga e desliga.
Legislação
A legislação que rege o uso e exploração da energia solar para condomínio é a mesma que rege a instalação individual em casas e apartamentos. A legislação é referente à resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 482/2012 que permite ao usuário a possibilidade de gerar sua própria energia elétrica de fontes renováveis e limpas.
O usuário também pode receber créditos sobre a energia excedente produzida em sua localidade a partir de seu equipamento, seja ele individual ou coletivo.
A aprovação dessa legislação incentivou o crescimento da instalação do uso de equipamentos de energia solar em áreas comerciais e residenciais no Brasil.
Requisitos técnicos
As pessoas e, principalmente, os síndicos e administradores ficam na dúvida se podem instalar sistemas fotovoltaico em seus prédios e condomínios.
Sabemos que com a evolução dos equipamentos é mais rápido, seguro e indicado instalar esse tipo de sistema de geração de energia em condomínios.
Caso o condomínio se responsabilize pela instalação para beneficiar as áreas comuns e os moradores de cada unidades, o síndico deve solicitar um projeto de geração compartilhada de energia solar para condomínios.
Dessa forma, toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico poderá ser compartilhada entre os moradores dos apartamentos ou casas que compõem o condomínio, além de ser utilizada para iluminar as áreas comuns de acesso.
Conclusão
Portanto, neste artigo apresentamos o conceito básico do sistema fotovoltaico de geração de energia solar, seus processos, legislação e benefícios ao ser instalado em condomínios.
Em todos os casos, síndicos e administradores podem solicitar orçamentos, tirar dúvidas sobre equipamentos e condições de investimentos para conhecer as principais vantagens que a energia solar oferecerá para todos do condomínio.