Energia solar para empresas: economia e aumento da produtividade!
O uso da energia solar para empresas de diferentes segmentos e tamanhos já é uma realidade. Antigamente, acreditava-se que somente empresas de grande porte e com robustos telhados e terrenos poderiam utilizar a energia fotovoltaica.
Porém, a redução de preços, custos e simplificação da tecnologia fotovoltaica tem permitido que as empresas, mesmo as menores e detentoras de pouco espaço, possam investir nesse tipo de energia limpa, renovável e que paga o seu próprio investimento e médio e longo prazo durante a sua utilização.
Geralmente, na média, as corporações conseguem reduzir o valor do consumo de energia em até 80%, gerando menos custos e menos impactos ambientais por parte do empreendimento.
A energia solar para empresas
Normalmente, as corporações e demais tipos de empreendimentos, principalmente, os focados em tecnologia, procuram criar produtos e serviços mais baratos para elevar o índice concorrencial da marca no mercado.
Dessa forma, reduzir custos com produção, distribuição e armazenagem é fundamental para entregar mais qualidade, mais quantidade e valor para seus consumidores. E nos dias atuais, quando uma empresa produz com menor impacto financeiro, social e econômico ela é bem vista pelo consumidor o que ajuda a posicionar a sua marca de modo sustentável no mercado.
Assim, a implantação de sistemas fotovoltaicos para a produção de energia proveniente da luz do sol é uma das decisões que ajuda a corporação a ser mais sustentável no setor econômico, administrativo e ambiental.
O mercado
O mercado promete mais expansão no Brasil para geração de mais acesso a esse tipo de energia. Segundo dados oficiais da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), no ano de 2019, tivemos crescimento de quase 100% no país.
Esse crescimento tem sido impulsionado por empresários e proprietários de imóveis que optam por investir em energia limpa e barata independente da fonte de energia comum concedida pela concessionária local de energia elétrica.
Oportunidades
Além da economia no preço final da conta de luz e da preocupação com os custos de produção, o uso da energia solar para empresas abre novas oportunidades para empresários e investidores.
Desde o ano de 2012, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que os usuários de sistemas fotovoltaicos possam acumular créditos de energia limpa e solar.
Nesse sistema de acumulação, o consumidor que gera energia solar pode acumular a produção não utilizada de energia, podendo transferir os créditos para outro imóvel, o que permite o compartilhamento de energia entre imóveis administrados pelo mesmo CPF ou CNPJ.
O valor da sustentabilidade
Além de ajudar a produzir produtos e serviços com menor custo baseado no gasto com energia elétrica, o uso de energia solar para empresas permite gerar um selo verdadeiro de sustentabilidade ambiental para marcas, corporações e produtos no mercado.
Os consumidores dão valor às empresas que produzem e distribuem produtos se preocupando com o meio ambiente.
Querer consumir produtos que foram fabricados sem explorar pessoas, sem poluir o meio ambiente e com custo benefício que gera um valor no preço final mais atraente são exigências na decisão de compra.
A natureza agradece
A energia solar para empresas está ligada à missão de trabalhar, produzir e entregar valor sem prejudicar o meio ambiente. A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é uma regra essencial.
Quando essa regra é respeitada por marcas, produtos e serviços corporativos no mercado temos menores índices de poluição, de perda de lençóis freáticos (recursos hídricos), de extinção de animais de demais impactos que prejudicam o meio ambiente.
No caso da energia fotovoltaica estamos falando de uma fonte renovável de energia, inesgotável e limpa que dispensa aditivos químicos e poluição.
A luz do sol não emite gases de efeito estufa, não emite fumaça no céu e nem deixa resíduos no ambiente.
O marketing verde
Quando o marketing ambiente é verdadeiro ele ajuda a empresa a crescer no mercado e ajudar a natureza. A empresa que investe em energia solar para complementar sua produção e dia a dia corporativo cria forças sustentáveis para atuar no mercado de forma mais positiva.
A empresa pode divulgar suas ações sustentáveis junto aos consumidores, no pontos de venda e distribuição e nos seus materiais de comunicação interna e externa.
Conclusão
Portanto, a redução da conta de luz, de custos de produção, respeito ao meio ambiente e adoção de políticas de sustentabilidade estão entre os principais objetivos da energia solar para empresas em qualquer país do mundo.
Esse tipo de energia aumenta a produtividade na corporação, melhora a imagem da marca no mercado e ajuda no respeito à natureza por parte da empresa em suas atividades. Mesmo envolvendo um investimento alto, o uso de painéis solares gera muita economia para a empresa.
Com redução da conta de luz, a empresa poderá investir em outras áreas obtendo retorno de economia a médio e longo prazo.