Quanto Custa a Energia Solar Residencial?
Quanto custa a energia solar residencial? Os engenheiros já comprovaram por meio de estudos e de pesquisas que o sistema de energia solar fotovoltaico pode conceder ao consumidor uma economia de até 95%.
No entanto, é necessário ter alguns cuidados antes de contratar um serviço de energia solar residencial, pois os preços podem sofrer forte variação quando realizamos comparações entre as empresas, um dos fatores que pode fazer encarecer um serviço como este é a cotação do dólar.
Entenda aqui, como é calculado o custo com a energia solar residencial, e utilize os simuladores antes de contratar um serviço como este, acompanhe este artigo até o final.
Entenda agora: quanto custa a energia solar residencial, e onde adquirir?
Quando pesquisamos sobre quanto custa a energia solar residencial, podemos entender que existem uma série de variantes que podem acabar refletindo no valor final para os consumidores brasileiros. Sempre que adquirimos um equipamento é necessário contratar o serviço de instalação, o mesmo acontece com o painel de energia solar fotovoltaica.
Devemos lembrar que, no caso da energia solar existe o custo com instalação mais o custo com equipamento, e com relação ao equipamento seu custo tem relação com os componentes dos geradores, veja a seguir, quais são os principais componentes:
- painel fotovoltaico;
- cabos;
- disjuntores;
- fusíveis;
- inversor solar;
- estrutura de fixação.
Na instalação, devemos ressaltar que os processos podem encarecer o painel, porque envolve processos como mão de obra de profissionais que são engenheiros e técnicos e ainda processos que envolvem a documentação que é encaminhada para a empresa.
Para residências, o custo com sistema de energia solar pode chegar a R$ 10 mil até R$ 30 mil, é importante saber que o número de moradores e seu tamanho também influencia, por isso, reforçamos a importância de usar simuladores e de comparar preços entre as empresas.
Quais fatores podem influenciar nos custos finais?
Além da cotação do dólar e do custo com a mão de obra, outros fatores podem deixar a energia solar residencial mais cara, abaixo vamos mostrar que fatores são esses para que o consumidor possa ter cuidado na hora de pesquisar quanto custa a energia solar residencial.
Distância da empresa
Se a empresa tem uma distância muito longe, o custo com locomoção e refeição dos funcionários podem atingir o preço final que é passado ao consumidor, para diminuir transtornos como este, pesquise para saber quais as empresas mais próximas de sua casa.
Não deixe de analisar a estrutura do telhado
Casas com telhados e telhas que são antigas, podem acabar causando acidentes, por isso, é necessária realizar uma ampla manutenção ou adaptação na estrutura para não causar danos aos moradores e nem para os profissionais da instalação.
Verifique a distância da conexão
Procure medir a distância do local onde está o quadro de luz, quando mais longe estiver mais caro será a mão de obra, neste caso, o valor deverá aumentar devido à quantidade de cabos que serão utilizados e as matérias-primas extras que serão necessárias.
Homologação
Todo sistema de energia deve ser homologado, pois a distribuidora de energia deve inspecionar o sistema para saber se este não vai representar risco aos moradores, na hora que for contratar algum serviço como este, é necessário que a casa cumpra os padrões exigidos.
Porque é fundamental usar simuladores?
Quanto custa a energia solar residencial? Sempre que pesquisar um serviço como este, é preciso realizar um controle no orçamento, pois se trata de um financiamento, verifique suas condições atuais e veja se o seu orçamento irá cobrir uma despesa com sistema fotovoltaico.
Já podemos encontrar boas financeiras que realizam empréstimos para empresas e residências que desejam ter um painel como este para lhe proporcionar uma maior economia de energia, mas é necessário fazer muita pesquisa, para ficar livre de preços que estão muito abaixo do mercado.
Nos simuladores, podemos entender claramente quanto custa a energia solar residencial, no entanto, temos que saber exatamente qual a nossa real necessidade, e quanto gastamos por mês com a energia tradicional, para saber qual realmente irá compensar.
Devemos desconfiar de valores muito abaixo do mercado, pois a mão de obra não é segura e não é qualificada o suficiente para lidar com equipamentos que necessitam de energia elétrica para poder funcionar, temos que consultar ainda, se a empresa respeita as normas de segurança nacionais e internacionais.
Aqui em nosso site, você pode utilizar simuladores ou entrar em contato com nossos consultores, assim, eles possuem acesso aos melhores engenheiros do mercado de energia solar, com isso, é possível aprender quanto custa a energia solar residencial.
Peça um orçamento agora mesmo!
Nossos engenheiros são especialistas em indústrias e projetos especiais, para saber mais sobre quanto custa a energia solar residencial, entre em contato com nossa equipe, não se esqueça que a economia de energia pode chegar a 95%. Confira!