Energia solar residencial quanto custa?
A energia solar residencial quanto custa? Essa é uma das principais dúvidas que vem na mente dos clientes que pensam em instalar sistemas de energia fotovoltaica em suas propriedades e residências.
Nos últimos anos, mesmo exigindo um alto investimento, o valor dos sistemas de energia proveniente da luz do sol caiu bastante, e a previsão é de novas quedas de valores conforme o crescimento da demanda da procura, instalação e áreas instaladas.
A energia solar residencial quanto custa?
Quando falamos em crescimento de demanda, devemos lembrar que o Brasil já possui mais de 48 mil sistemas fotovoltaicos instalados em seu território, segundo estudos publicados em dezembro do ano de 2018.
Partindo dessa quantidade, o Brasil já alcançaria uma produção de 1,84 GW de capacidade instalada. Até o ano de 2024, o país chegará a 887 mil sistemas de energia solar de formato on grid presentes em todo o país.
O crescimento o uso e demanda de instalações de sistemas fotovoltaicos começou a ficar mais forte no país a partir do ano de 2012. A partir de então, os clientes começaram a optar a gerar a própria energia, através da instalação e utilização dos chamados sistemas fotovoltaicos interligados è rede de energia convencional.
O crescimento dessa demanda reduziu bastante os valores dos investimentos iniciais na aquisição e instalação do kit solar. Também tivemos a busca por novas tecnologias, evolução de equipamentos, abertura de incentivos e linhas de financiamento.
No Brasil e exterior testemunhamos a queda dos preços dos equipamentos, das novas tecnologias e um novo ritmo de popularização da energia fotovoltaica em todo o Brasil.
É importante que o consumidor procure conhecer o setor, as possibilidades de gerar a própria energia e mais detalhes sobre a energia fotovoltaica no Brasil.
O que é Energia Solar?
A energia solar se refere a um tipo de energia renovável oriunda de um sistema que obtém a energia a partir da luz do sol.
Essa energia pode ser aplicada para aquecer a água (no caso do uso térmico) ou como fonte de energia elétrica (para o uso de acesso à eletricidade complementando ou substituindo a rede elétrica comum).
É considerada uma energia limpa e renovável e, assim como a energia eólica (ventos), é uma das fontes renováveis que mais cresce no planeta Terra e nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento.
Como funciona?
Depois de perguntar “energia solar residencial quanto custa?” , o cliente pode querer saber como essa fonte funciona e é transformada em eletricidade.
Sabemos que a energia proveniente do sol permite ser aplicada para a produção de energia térmica (aquecimento de água e de chuveiro) e para a geração de eletricidade. No caso da eletricidade, a energia é proveniente da transformação da luz solar por meio dos painéis solares fotovoltaicos.
Tipo de tecnologia utilizada
Reforçando a apresentação dos tópicos assim, para termos um entendimento mais abrangente falaremos mais do tipo de tecnologia utilizada a seguir.
Fotovoltaicas
Através do sistema fotovoltaico, a instalação de painéis e de placas fotovoltaicas referem-se ao uso de método orientado para a produção de energia elétrica.
Nesse processo, a luz é captada pelas células solares existentes no equipamento, essas células são conhecidas como fotovoltaicas ou fotoelétricas sendo fabricadas com material semicondutor com cristais de silício.
Dessa forma, ao captar a luz, os fótons da luz do sol entram em contato com átomos do silício, deslocam os elétrons e geram corrente elétrica.
Vantagens da energia solar
Esse tipo de energia apresenta grandes benefícios e vantagens para empresas e residências. Um dos primeiros benefícios é a redução do custo da conta de luz convencional e a redução dos custos de produção de energia a médio e longo prazo.
Na maioria dos projetos de orçamento, aquisição e instalação de sistemas fotovoltaicos de energia, o custo da conta de luz é o principal motivo para o uso.
Lembrando que, por meio da Aneel, o Brasil já possui leis e regras para da geração própria de energia. Dessa forma, o cliente que resolve instalar o sistema pode de conectá-lo na rede elétrica da distribuidora para reduzir sua conta de luz, acumular créditos de energia, compartilhamento de energia e ser beneficiado dentro da lei.
Na prática, depois que o sistema está instalado, a energia utilizada na residência pode economizar até 95% da conta da energia elétrica.
Outra vantagem é o fato de ser uma energia renovável, limpa e barata. A luz do sol é inesgotável, sendo fonte gratuita, ao contrário dos combustíveis fósseis que custam caro, exigem exploração, sistema de distribuição e emitem poluição.
Energia solar residencial quanto custa?
Os custos financeiros podem variar conforme o perfil da casa e do edifício. Na média, mesmo que o investimento oscile entre R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00, os valores podem ser reduzidos conforme a área a ser instalada.
Com o passar do tempo, a economia gerada com o sistema na conta de luz pagará o investimento e médio e longo prazo. A redução da conta de luz é um dos principais benefícios e propulsores para justificar o investimento.
A Ecosynex apresenta grande capacidade para realização de orçamento, cálculo de instalação de módulos e potência conforme o consumo do imóvel, irradiação solar local, ângulos de inclinação e desvio azimutal dos painéis solares que serão instalados.
Como relatamos anteriormente, o valor do orçamento pode apresentar variações dependendo da demanda, da área e do tipo da residência. São calculados vários fatores como a região demográfica, se existe acesso à rede elétrica ou não, o nível de consumo mensal e a modalidade da ligação elétrica.