Como Funciona Painéis Solares e quanto custa para instalar?
Todo mundo antes de adquirir um sistema de energia solar ou fotovoltaica geralmente quer saber como funciona painéis solares. Diante disso, confira agora tudo que você precisa saber sobre este tipo de energia que vai mudar a história do nosso planeta.
Há muitos anos, essa tecnologia de geração de energia limpa e renovável tem revolucionado a área tecnológica permitindo ao usuário gerar a sua própria energia.
A peça dos painéis, também referidos, popularmente, como placas ou módulos é a parte que mais chama atenção de todo o sistema de geração de energia fotovoltaica seja de estrutura de grande, médio e pequeno porte.
Como funciona painéis solares?
Numa consideração simples, os painéis captam a luz do sol e transformam essa luz em energia elétrica por meio de todo o sistema de captação, transformação e distribuição da energia.
Vale lembrar que a energia gerada ainda pode ser armazenada, compartilhada e usada como crédito. Em média, um painel pode ter capacidade de 300 wats para um gerador de 1,73 de potência.
A potência pode variar conforme o conjunto de painéis instalados na localidade.
Evolução de mercado
As técnicas de fabricação e instalação do módulo de energia solar tem evoluído muito. Já existem pesquisadores que pesquisam a criação de uma película que ao ser colada em qualquer janela de vidro que conseguiria captar a luz do sol e transformá-la em energia em qualquer recinto com peças menores e otimizadas.
Porém, enquanto esse invento não se torna realidade, o uso dos módulos solares como conhecemos é o mais indicado.
Evolução da tecnologia
A tecnologia de energia solar tem evoluído muito permitindo às pessoas querer saber como funciona painéis solares. A tecnologia tem avançado muito desde os anos 1970, por exemplo, é muito usada na exploração espacial para alimentar módulos espaciais e sondas espaciais no solo lunar e marciano (planeta Marte).
Pensando dessa forma, numa visão mais abrangente dessa tecnologia existem vários tipos de camadas celulares e mecânicas de disposição para criar e fabricar um painel de energia solar.
Claro, que o tipo de painel solar que alimenta uma nave em Marte é diferente da placa usada no telhado de uma casa aqui na Terra, mas o princípio é o mesmo: permitir a captação de luminosidade solar e transformá-la em energia.
E nos dias atuais, o preço de um painel fotovoltaico é bem menor do que era nos anos 1970, além da eficiência tecnológica em seu uso.
Dimensionamento
Para o painel ser usado corretamente, é importante medir a área do telhado ou do solo onde as placas serão instaladas. O dimensionamento também depende de um projeto que calcula o consumo de energia de cada indivíduo da casa.
Vale lembrar que o cliente não faz tudo isso sozinho, a empresa que vende e instala o kit solar torna-se responsável pelo dimensionamento, instalação, testes e manutenção das placas. A empresa também oferece garantia inclusa e estendida para casos de manutenção e consertos.
Eletricidade
Mesmo envolvendo eletricidade, não é qualquer eletricista que pode instalar todo o sistema fotovoltaico. A equipe de instalação conhece todo o sistema, as voltagens e a capacidade de cada placa a ser inserida no projeto.
Cuidados de segurança
Mesmo depois de instalado, perante o sistema fotovoltaico em funcionamento, é importante que o cliente não mexa nas placas, não coloque as mãos sobre a superfície das placas e muito menos manuseie os fios do sistema.
Sustentabilidade
Quando falamos sobre como funciona painéis solares, devemos lembrar que a energia é fabrica a partir da luz do sol explorando fonte de energia natural.
O sistema gera energia limpa, renovável e inesgotável. Ou seja, o sistema de energia solar não gera resíduos, não utiliza aditivos químicos e nem gera conflitos sobre os outros sistemas como os de antena e internet.
A tecnologia é de ponta, é leve e aproveita uma fonte de energia limpa e inesgotável. O uso da energia solar ajuda a reduzir a conta de luz convencional e a gerar acumulação de créditos com a energia não utilizada.
Conclusão
Portanto, o funcionamento das placas ou painéis é muito simples e baseado num tipo de tecnologia que avança cada vez mais. No seu processo de fabricação e instalação o sistema de energia fotovoltaica trabalha sobre detalhes específicos requerendo a atuação de profissionais treinados, capacitados e orientados para a instalação de todo o sistema.
A empresa que vende e instala o sistema solar torna-se responsável pelo projeto e pelo processo seguro de instalação. Além das placas, o sistema também é composto por caixa de segurança, inversos e demais dispositivos que garantem a segurança.
Tecnicamente, o painel se refere ao conjunto de módulos fotovoltaicos que precisam ser fixados em telhados, coberturas ou áreas baixas para a captação da luz do sol. Dentre as peças, o inversor centraliza o funcionamento de todo o sistema.
Dessa forma, é mais fácil compreender como o sistema funciona, e como a instalação pode tornar o sistema mais eficiente e seguro.