Porque a Energia Solar não é Amplamente Explorada?
Apesar de extremamente econômica e ser uma fonte de energia limpa, porque a energia solar não é amplamente explorada no Brasil? Muitos países desenvolvidos como a Alemanha passaram a investir bastante no desenvolvimento e expansão da energia solar.
Vale destacar que a Alemanha se tornou um país líder na geração de energia solar por ser uma fonte de energia renovável, que não se esgota e totalmente segura para o planeta.
Mas e quanto ao Brasil e muitos outros países subdesenvolvidos? Porque a energia solar não é amplamente explorada como deveria ser mesmo com todo esse privilégio geográfico? É isso que iremos te explicar no texto a seguir.
Porque a energia solar não é amplamente explorada
A energia solar não é amplamente explorada por conta de toda a dificuldade que encontramos no país para realizar a instalação.
Essas dificuldades estão fortemente associadas aos custos de instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, assim como também à falta de investimento do governo nesse tipo de tecnologia e a burocracia encontrada com relação à autorização da distribuidora de energia da região.
Dificuldades na exploração da energia solar
O Brasil se encontra extremamente atrasado quando o assunto se trata de exploração da energia solar. Para você ter uma maior noção, existem estudos que afirmam pelo menos um atraso de 15 anos no Brasil com relação à exploração dessa energia com relação à países da Europa.
Porém, as coisas deveriam ser diferentes no Brasil, pois a nossa localização geográfica é extremamente favorável ao uso e exploração da energia elétrica que vem da incidência solar.
Um dos primeiros desafios que notamos no nosso país é que a maior dificuldade encontrada na exploração dessa energia começa por parte do governo. O nosso governo infelizmente possui outras prioridades, como no caso as indústria de fabricação de automóveis, por exemplo.
Dessa forma, a exploração da energia solar vai sendo deixada de lado e isso é uma enorme perda de tempo e de dinheiro, pois isso poderia ser usada e explorada de forma mais abrangente para melhorar a qualidade ambiental e também a qualidade de vida de diversos cidadãos do Brasil.
Com todo esse potencial de energia solar que temos no nosso país, caso o governo decida começar a realizar mais investimentos na área, é provável que em pouco tempo a gente consiga o título de país que mais faz uso da energia solar, justamente por conta da incidência de sol na nossa região.
Além da pouca difusão pela parte do governo, a energia solar não é amplamente explorada por conta dos seus custos. Inicialmente ela pode ter um valor de investimento um pouco alto e infelizmente isso foge da realidade de muitos brasileiros que necessitam viver com em média um salário mínimo ou até menos durante todos os meses.
Porém, uma parte que não é levada em consideração é com relação ao retorno do investimento e a sua durabilidade.
Um painel de energia solar pode durar até 25 anos, porque ele é composto de um material bem resistente e possui uma baixa, fácil e barata manutenção. Já com relação ao retorno do investimento, é possível que você consiga obter o valor investido com em média 4 a 7 anos. Porém, esse retorno depende muito da geração de energia.
Ainda falando sobre o custo, como é possível ter uma economia de 95% na sua conta de luz ou até mesmo se tornar independente da distribuidora (passar a gerar a sua própria energia e deixar de pagar a conta de luz), o dinheiro que você usaria para pagar a sua conta de energia mensal você pode pagar as parcelas do seu sistema de energia.
Soluções para a expansão do uso de energia solar no Brasil
Existem algumas soluções que atualmente já vem facilitando o uso e exploração da energia solar fotovoltaica no Brasil. Como o governo é uma das formas que mais podem ajudar na popularização desse sistema de energia, já existem financiamentos disponíveis para quem deseja instalar um sistema, mas não possui recursos financeiros.
Bancos como Banco do Brasil, BNDES, Bradesco e outros bancos já possuem essa opção de financiamento para a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica.
Com isso, essas instituições além de ajudarem a difundir esse tipo de energia no país, conseguem lucrar e ajudar o planeta com a facilidade ao uso de energias alternativas sustentáveis e mais limpas.
Também é possível fazer o cálculo do tamanho do sistema solar necessário para a sua residência, assim como também você já consegue obter o valor das parcelas do seu financiamento da energia solar.
Conclusão
Agora que você sabe porque a energia solar não é amplamente explorada, mesmo com um território em que há sol durante quase o ano inteiro, fica mais fácil de entender porque essas dificuldades de certa forma acabam barrando o desenvolvimento do país e contribuindo para que as pessoas não criem um certo interesse pela sua instalação.