Como Instalar Energia Solar em Residência?

Como instalar energia solar em residência e conseguir tornar isso lucrativo? Será possível? Bom, a resposta é com certeza sim, pois a cada dia que passa aumenta mais e mais o número de interessados nos sistemas de energia solar por conta da sua alta economia.

Além de ser uma energia sustentável, a energia solar é mais barata que os meios tradicionais de energia elétrica e isso faz com que o mercado se torne cada vez mais atraente.

Está pensando em como instalar energia solar em residência e conseguir ter os melhores retornos dos seus benefícios? Então no texto de hoje te contaremos tudo o que você precisa saber para fazer essa instalação.

Como instalar energia solar em residência

Manutenção e garantia– Avalie a incidência solar

Antes de decidir instalar um sistema de energia solar em sua residência é muito importante que você faça uma avaliação do local onde irá instalar as placas, pois áreas sombreadas, por exemplo, podem fazer com que você tenha uma captação de energia elétrica muito mais baixa.

Mesmo que a energia elétrica possa ser produzida até mesmo em dias nublados por conta das células fotovoltaicas, é importante que ela seja instalada em um local que haja uma grande incidência do sol.

Dessa forma, antes mesmo de começar a instalar é necessário que haja toda uma avaliação do local em que as placas serão instaladas de acordo com a localização geográfica da sua residência.

Com isso você conseguirá escolher o melhor local estratégico para instalar as placas e assim produzir energia elétrica por meio da energia solar de forma bem eficiente.

– Ponha no papel os custos da instalação

Depois de fazer uma avaliação do local para ver se realmente vale a pena ou não realizar a instalação, é importante que você faça uma boa avaliação dos custos.

Existem diversos tipos de sistemas de energia solar fotovoltaicos, por isso é necessário que você entenda cada um deles, verifique qual é o melhor para a sua residência, assim como também o seu funcionamento e custos para ser instalado.

Essa análise pode ser feita por uma simulação e em sequência um orçamento.

Para fazer a simulação você precisa apenas verificar em sua conta de luz qual é o gasto em kWh por mês em energia elétrica da sua residência, pois assim você consegue saber quanto precisa produzir e quantas placas solares você precisa para suprir as suas necessidades energéticas.

Já com relação ao orçamento é interessante que você faça com pelo menos 3 empresas, para ter mais ou menos uma noção de preço.

– Contrate um profissional

Após os passos anteriores é necessário que você faça a contratação de um engenheiro ou técnico para assumir o processo de instalação do sistema de energia solar. O profissional avaliará a estrutura da residência, assim como fará todo um projeto de viabilidade para o seu sistema solar ser instalado.

Além desse estudo e avaliação de estrutura, a distribuidora de energia elétrica responsável pela sua região faz essa exigência, do projeto ser realizado e instalado por um profissional, para que haja assim a sua assinatura e consequentemente a autorização e liberação da implantação do projeto.

O engenheiro ou técnico então fará uma visita em sua residência  para fazer a avaliação e formalizar o orçamento do projeto de instalação do sistema de energia solar fotovoltaica. Após o orçamento ele realiza o projeto do sistema em conjunto com um estudo de viabilidade.

Quando ele possui em mãos o projeto e estudo, ele já deve encaminhar esses documentos para a distribuidora de energia elétrica, pois esse é um processo bem burocrático e um pouco demorado. Esse procedimento é realizado para a obtenção do parecer de acesso, que demora em média 34 dias para ser liberado.

Quando há a autorização por parte da distribuidora ele pode instalar o seu sistema de energia solar no local mais adequado da sua residência; geralmente essa instalação é realizada sobre os telhados onde não há possibilidade de sombreamento.

Após os passos acima, o profissional faz a homologação da instalação do sistema na distribuidora da sua região.

– Após a instalação

Fique de olho na instalação do seu sistema de energia solar. A instalação deve ser realizada por um profissional para que você evite futuras dores de cabeça. Além disso, caso o seu sistema apresente problemas é necessário investigar a causa.

Como Instalar Energia Solar em minha ResidênciaComo são painéis resistentes e que possuem uma garantia de 25 anos, os problemas não surgem tão facilmente.

Caso você esteja tendo problemas com a geração de energia, por exemplo, pode ser por conta da insuficiência da quantidade de placas solares ou seja necessário também realizar a instalação de baterias para armazenamento de energia.

Conclusão

Agora você já sabe como instalar energia solar em residência do modo correto. Apesar de ser uma área muito falada e em expansão, ainda é pouco explorada, mesmo com o nosso território sendo extremamente favorável à implantação desse tipo de energia por conta da abundância da incidência solar.

Solicite sua proposta!

É rápido, totalmente personalizada, grátis e sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *